segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ainda desabafando...


Na minha casa, pra todos os cantos que eu olhava tinha a mão da minha mãe. Desde a cortininha da cozinha até cada coisa que ela tinha me ajudado a colocar no lugar. Eu olhava pra cozinha e via ela em todos os cantos. Não suportava mais...

A vida estava muito difícil e estávamos com muitas dívidas. Precisávamos diminuir os gastos. Meu aluguel era caríssimo e a vida em São Paulo nem se fala...

Foi quando surgiu a oportunidade de alugarmos, do mesmo proprietário da casa que morava em SP, um apartamento em Santos.

No dia 12/12/2003, um ano após a morte da minha mãe eu vim pra cá pagando um aluguel bem mais barato, gastando bem menos em um lugar maravilhoso. Pudemos enfim começar a colocar a vida em ordem...

Meu pai voltou para a casa dele e fez comentários sobre o tempo que esteve na minha casa que não quero comentar, mas que me magoam muito até hoje.

Agora ele estaria por conta própria. Mas era um homem forte, saudável, que tinha pego sua aposentadoria e um bom dinheiro. Fiquei sossegada, porque ele poderia viver bem e tranquilo. Como minha mãe sempre desejou.

Acontece que as coisas não são assim tão simples. Morando sozinho ele se embrenhou pela mania de videobingo. Foi gastando todo o dinheiro nessas infernais máquinas, passava o dia jogando. Parou de pagar a assistência médica, o condomínio, as contas todas. Quando meu irmão viu, ele já devia um monte de dinheiro, perdeu o carro zero que ele comprara quando aposentou e certamente não estava cuidando nada da diabete.

Minha tia Malu foi morar com ele, mas é complicado conviver com meu pai. Ele é uma pessoa muito difícil.

A diabete agravou e ele quase não enxerga mais. Novamente levei ela àquela médica particular, mas ele já estava muito magro, muito fraco... O oftalmologista disse que não pode operá-lo por causa do estado físico dele... Como eu fiquei triste...

Ela pediu uns exames e foi detectado um câncer de próstata em estágio bastante avançado; já com metástase óssea.

Apesar de eu saber que ele só chegou a esse ponto por nunca ter cuidado da saúde, por nunca ter feito nenhum exame preventivo quando era mais jovem, por ter sempre vivido uma vida regrada em horários e manias, mas desregrada em cuidados consigo mesmo, eu sinto uma angústia grande em pensar nele lá sozinho, sem enxergar, comendo mal, tendo que se virar pra cozinhar, comprar comida, lavar a roupa, etc. Culpo-me por não poder trazê-lo pra cá, pois a assistência médica dele só cobre na cidade de SP (nem ele quer). E por não poder ir lá ficar com ele.

Por conta do meu acidente em 2008 eu fiquei muito tempo desempregada e só arrumei emprego agora, em setembro de 2011. O emprego pelo qual eu batalhei durante quase quatro anos, eu consegui agora. 

Final de ano eu fico atolada de coisas pra corrigir, preparar, bancas de TCC pra participar... uma loucura! Esta semana vou trabalhar inclusive no sábado e no domingo e semana que vem também.

Ontem (27/11/11) recebi um telefonema da Tia Malu. Ela esteve lá e disse que não dá pra ele continuar como está. Há muito tempo que acho, de verdade, que ele tem que ir para uma clínica onde possam cuidar dele decentemente. Onde ele tenha médicos e enfermeiras, onde ele seja olhado e tenha suas refeições certas na hora certa. Onde os medicamentos não sejam esquecidos e as refeições sejam balanceadas.

É sempre uma decisão muito difícil de ser tomada, a gente fica achando que está abandonando a pessoa quando a coloca em uma clínica, que é falta de amor, mas não é. 

A gente tem uma culpa cristã ridícula que nos faz pensar que somos super-homens e que podemos cuidar do idoso enfermo sozinhos. Não somos médicos, não sabemos o que fazer e como fazer. Cada um tem que batalhar sua vida, trabalhar. Os tempos já não são mais aqueles em que os homens trabalhavam e as mulheres ficavam em casa cuidando de tudo. A vida mudou, tudo mudou e, hoje, amor é colocar os pais da gente em um local onde possam olhá-lo com cuidados necessários e dignidade.

Fiz um dos telefonemas mais difíceis da minha vida hoje. Liguei pra Malu e disse pra ela cuidar de tudo pra interná-lo. Sei que ele irá contra a vontade dele, mas é melhor que ele fique injuriado agora, mas que tenha cuidados certos e específicos lá.

Meu coração está apertado, parece que tenho um nó imenso na garganta, eu não consigo me concentrar em nada, mas também não posso estar lá com ele. Então fico mais sossegada em saber que ele estará sendo cuidado por alguém que sabe o que está fazendo.

Deus sempre sabe o que faz. De um jeito ou de outro todas as coisas sempre se arranjam... sempre...

Nesses momentos eu sempre lembro de uma antiga oração que aprendi com minha mãe:



É isso aí!

6 comentários:

  1. GI,

    SE VC ACHA QUE E O MELHOR PARA O SEU PAI..ENTÃO E,DEVE SER DIFICIL PRA VC, MAS TODOS UM DIA TEREMOS QUE FAZER ISSO TALVEZ,EU JA PENSO NISSO QUANDO MINHA MÃE VIER A FICAR MAIS SENIL,ATE HOJE AINDA PENSO EM ESTAR COM ELA ,POIS NEM APOSENTADORIA ELA NÃO TEM E ME MATO DE TRABALHAR PARA CUIDAR DELA, DE MINHA FILHA E TB DE MEU MARIDO QUE TB NÃO TEM TIDO MUITA SAUDE,TOMARA QUE DEUS ME DE SAUDE PARA ENFRENTAR ISSO ATE O FIM...BJSS AMIGA...SE CUIDE EM PRIMEIRO LUGAR..JULIANE

    ResponderExcluir
  2. Gi... a decisão é difícil, mas tão claramente necessária. É o mais certo a fazer. A certeza de que seu pai será cuidado é a base para você se reerguer e saber que está fazendo o melhor que pode, dentro da realidade em que vivemos. Tenha tranquilidade, serenidade minha querida. Você é uma pessoa maravilhosa, boa e vem cumprindo com maestria o seu papel por aqui. Você toca muitas vidas de maneira especial. Tomar essa decisão é só mais um sinal da sua força. Muitas vezes o amor é demonstrado em momentos assim. Interná-lo nada mais é do que uma prova de amor e superação. Você supera o seu próprio ego e sua própria dor para que seu pai seja melhor tratado. Beijos Linda... o que precisar... estou aqui!

    ResponderExcluir
  3. Gi,
    Realmente é uma decisão muito difícil de ser tomada, mas o importante é que foi feita uma escolha para o melhor de seu pai. Muitas vezes nos vemos em momentos em que a decisão que temos que tomar fere mais a nós mesmos do que aqueles que elas se referem, como imagino que seja no caso. Quando algo vem do coração, com boa fé, tem todas as oportunidades do mundo para que dê certo, Deus vai estar com seu pai e ele estará em um lugar, como você mesma disse com pessoas que poderão cuidar dele melhor, que irão entender melhor a situação física e até mesmo emocional dele, pessoas que trabalham com isso. Tudo vai dar certo, agora é a hora de você rezar por ele para que ele entenda essa decisão o melhor possível, mas como já diz o velho ditado: o tempo é o melhor remédio.
    Desejamos que você seja forte e não se culpe pela decisão tomada, pois com certeza foi a melhor. A culpa faz mal ao ser humano, traz males que nem conseguimos imaginar.
    Um beijos de suas alunas.
    Isa e Babi

    ResponderExcluir
  4. Gi...

    As vezes a solução de um problema nem sempre esta de encontro com o que queremos ou achamos certo, mas é com certeza o melhor, não pra voce, mas pra ele, como vc disse ter os remedios na hora certa, a alimentação, e tantas outras coisas que ate parecem pequenas mas que são tão necessarias.
    Com toda certeza eu também me sentiria assim se estivesse em seu lugar, mas assim como vc não poderia tomar outra atitude , então sossega teu coração, nada acontece por acaso,procure entender o que Deus tem dito a voce.
    Beijo grande e todo o meu carinho a voces.

    Leila

    PS:- Precsiando só chamar.
    PS²:-Continue escrevendo, é muito bom ler vc.

    ResponderExcluir
  5. Força para vc e o Gerson. Minha mãe (Malu) também não está muito bem, mas como vcs estão vendo ainda empresta muito de sua força para o irmão. Aprendam com ela.
    Soraya Olívia

    ResponderExcluir
  6. Gi, Gostaria de poder te ajudar,mas nesta hora só quem está com o calo é que sabe onde está machucando. Não adianta eu ou outra pessoa falarmos que você fêz a escolha certa ou não, só quem tem o problema pode resolver.A partir do momento que decidiu, não volte atrás, é certo que tomou a decisão necessária, mesmo que não seja a politicamente correta.Não se sinta culpada, não fique preocupada, sabemos que você sempre foi uma filha dedicada, eu lembro quando você falava do diabetes do seu pai e o quanto cuidava muito dele.
    Só posso te desejar muita força para enfrentar estes momentos difíceis,e conte comigo sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!