quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O que me deixa leve... Glee - Rachel

Sabe o que eu gosto mesmo?

Comédias românticas, musicais alegres, seriados enlatados, humor rasgado, Jerry Lewis, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, os Flintstones... coisas que eu assisto dezenas de vezes, volto a assistir e não canso.


Mas o que realmente tem me deixado leve é Glee. Adoro ver aquela meninada cantando, dançando e sonhando.
Acho que o tema Don't stop believing não poderia ser melhor. 
Glee fala muito mais do que um grupo de adolescentes que quer cantar, ele mostra um universo cheio de dúvidas, inconstâncias, medos, alegrias, bondades e maldades pelas quais todos nós já passamos em determinado momento da vida.

Glee apresenta a relação professor-aluno e a relação professor-professor-diretor em que os interesses pessoais se sobrepõem aos interesses dos alunos.Will é o professor sonhador, cheio de ideais assim como eu e outros professores que conheço.

Os personagens são esteriótipos de alunos comuns, aqueles que existem em todas as turmas. Vira e mexe eu me pego olhando meus alunos e tentando identificar quem é quem na sala de aula. Hoje eu vou falar das "Rachel".

Rachel "Rach" Barbra Berry é uma personagem da série americana Glee. É interpretada pela cantora e atriz Lea Michele. É a capitã e estrela do Glee Club, New Directions. Tem 17 anos, é judia e estuda no William McKinley High School, em Lima, Ohio. Rachel é considerada impopular pela maioria dos outros alunos, por ser muito egocêntrica e ambiciosa. 


No dia em que dois homens gays adotaram Rachel Berry, uma estrela nasceu. Pelo menos, é isso que ela vive dizendo a si mesma desde que ela ganhou seu primeiro concurso de dança com três meses de idade. 


Seu nome foi inspirado na personagem Rachel Green da série Friends. Ela tem o sonho de brilhar na Broadway e chegar ao estrelato, provocando a irritação dos outros membros do Glee, como Kurt e Mercedes. Porém, há consenso quando o assunto é Rachel: sua voz é a essência do clube.


Ela normalmente é muito competitiva e sempre quer receber a parte que ela acha que lhe é de direito. Ela é capaz de qualquer coisa pra se sobressair e ganhar seu merecido solo, mas tem um enorme coração quando se trata das pessoas que ela ama. Criada por dois pais homossexuais, Hiram e Leroy, Rachel descobre, posteriormente, que sua mãe biológica é Shelby Corcoran. Rachel é a personagem com mais solos em Glee. 

Sua única fraqueza é Finn, o quarterback popular que se junta ao clube e descobre ali uma nova paixão. No início da primeira temporada, fez parte de um quarteto amoroso entre Quinn, Finn, Puck e a própria, e depois de um triângulo com Finn e Jesse St. James. Mas como visto no fim da primeira temporada, Jesse parte seu coração (e joga ovos nela), abrindo espaço para Finn entrar na jogada novamente.

Rachel começa a segunda temporada namorando Finn, mas o romance termina depois que ela descobre que antes dos dois namorarem, ele teve relações sexuais com Santana e mentiu para ela dizendo que não. Ao saber disso, para se vingar, Rachel corre novamente para os braços de Puck. Quando Finn descobre, termina o namoro com ela. Desde então, Rachel tenta de tudo para fazer com que Finn a perdoe, mas ele já estava em outra, ou melhor, na mesma, já que o garoto volta a namorar com Quinn.
Durante a temporada, Rachel convence seus colegas de clube a apresentar músicas originais nas competições. Nas Regionais, o New Directions apresentam duas músicas, uma delas sendo solo da Rachel escrito pela própria, chamado Get It Right

Enquanto isso, Jesse St. James volta à cidade, decido a reconquistar Rachel, o que causa ciúmes em Finn. A partir daí, é ele quem passa a correr atrás de Rachel e, no último episódio da temporada, Finn e Rachel cantam um dueto durante as Nacionais e se beijam em pleno palco. Os dois voltam a namorar depois disso.
Já na terceira temporada, Finn e Rachel parecem ter estabilizado a relação e continuam namorando. Shelby, a mãe dela, que aparecera na 1ª temporada, volta, mas a relação entre as duas não é muito desenvolvida pelos escritores. 
Nessa temporada, Rachel está tentando entrar para a faculdade fictícia de artes chamada NYADA, junto com Kurt, que se tornou seu melhor amigo. Finn pede Rachel em casamento e, achando que não vai conseguir a vaga na faculdade, ela aceita. Porém, tanto os pais de Finn, quanto os pais de Rachel (que finalmente apareceram na série, depois de duas temporadas e meia sendo apenas citados) se mostram contra o casamento, por eles serem muito novos. 

Whoopi Goldberg, que interpreta Carmen Tibideaux, professora da Academia de Artes Dramáticas de Nova York (NYADA), vai ao colégio McKinley para aplicar os testes para Kurt e Rachel. Apesar de travar no teste, Rachel consegue que Mrs. Tibideaux dê a ela uma segunda chance. Convidada por Rachel, ela vai às Regionais para vê-la de apresentando. Entusiasmada com seu talento a aprova. Assim Rachel entra em NYADA e se muda para Nova York, sem Finn e sem Kurt, que não passa no teste. Durante os primeiros episódios da quarta temporada, Rachel se vê solitária em Nova York e sem notícias de seu namorado, Finn, que entrou para o exército. 
Até que conhece Brody Weston, um estudante do terceiro ano de NYADA, que começa a gostar dela. Rachel tenta evitá-lo porque não quer trair Finn, mas acaba o esquecendo e os dois se beijam, até que são interrompidos pela campainha do apartamento que divide com Kurt, que chegou em Nova York e começou um estágio na Vogue. 


Acontece que a pessoa que tocou a campainha era Finn, causando desconforto e espanto na garota. Em The Break Up, o episódio seguinte, Rachel conta a ele que o traiu com Brody, e fazendo um discurso no final do episódio, dando um fim no relacionamento e dando chances a Brody. 

A atuação de Lea já lhe rendeu duas indicações ao Globo de Ouro e uma ao Emmy.

Na vida real Rachel representa aquelas alunas aplicadas, estudiosas e odiadas por isso. São meninas que estudam incansavelmente e não se contentam com menos do que 9,5. Cada vez mais raras, as "Rachel" não gostam de ser comparadas a ninguém, são competitivas e só entram em uma briga pra ganhar. Quando não ganham elas se odeiam e se punem. As Rachel não têm muitos amigos, mas quando elas conquistam é pra valer.


É isso aí!

Gi Prado

Um comentário:

Deixe seu comentário!